sábado, 27 de junho de 2015

"Amanda, me passa a sua dieta?"


Hoje eu vim falar de um assunto polêmico pra nós celíacos, a tal da "inveja" que dizem sentir de nós. 
Desde que eu tive o diagnóstico da DC, pra negar algo que me oferecem com glúten eu preciso me justificar pra não parecer que estou negando por frescura. Acontece que quando eu falo que não posso aceitar porque sou celíaca ou intolerante ao glúten (pra entenderem mais fácil), a primeira reação da pessoa é dizer: "Jura? Que inveja! Como você faz pra comer as coisas?".

Já falei sobre isso num bate-papo com a Marina do Supremas, o link tá aqui. Vou repetir o que disse à ela: eu não entendo o porquê dessas pessoas sentirem inveja e muito menos quando elas dizem que dariam tudo pra estar no meu lugar. ISSO NÃO EXISTE! Estamos falando de um problema que acarreta tantos outros dependendo do grau de diagnóstico, pra quem me acompanha aqui, descobri a DC em Janeiro de 2012 e junto com ela vieram tantos outros problemas de saúde que com muita disciplina foram sanados.
O motivo é óbvio, sem nenhuma maldade, quando dizem que queriam ter meu problema é única e exclusivamente por causa da facilidade de emagrecer. 

Outra frase que escuto muito é: "Amanda, me passa a sua dieta?" e a minha resposta pra isso é: "Claro que passo. E junto com ela eu vou te passar os remédios que há pouco tempo que tinha que tomar. Topa?". Me desculpem a grosseria, mas vamos lá: NÃO, eu não vou te passar a minha dieta. NÃO, eu não vou te indicar lugares pra você encontrar produtos sem glúten. NÃO, eu não vou te indicar lugares pra comprar produtos sem glúten. SIM, eu vou dizer pra você procurar um nutricionista e/ou um endocrinologista pra você bater um papo com um deles pra saber se realmente é aconselhável uma dieta sem glúten pra emagrecer ou não. Desculpem tamanha sinceridade, mas eu definitivamente sou contra a quem não tem a DC aderir a dieta "só porque quer emagrecer". Eu conheço casos de pessoas que aderiram a dieta glúten free e quando voltaram a comer glúten, passaram mal e tiveram que tirar a proteína do cardápio como um celíaco. Que bad, né?! 

Atualmente, a facilidade de encontrar produtos sem glúten e lugares que tenham o cardápio adaptado "para um celíaco" é grande. Eu uso aspas pra dizer que na minha opinião um pouco radicalista, eu sei, esses lugares não se adaptam pensando no 1% da população que não pode comer glúten, esses lugares devem pensar nas pessoas que querem ter uma vida saudável e aderem a dieta. Eis o lado bom dessas pessoas buscarem uma vida saudável, só aumenta a chance pra nós celíacos, de encontrarmos mais opções de produtos... Infelizmente! 

Como eu disse antes, eu posso estar sendo um pouco radical, me desculpem. Mas é muito ruim ouvir que alguém gostaria de ter o meu problema quando na verdade, todas as noites eu rezo pra que Deus me dê alguma chance de reverter isso algum dia, quando eu peço pra não passar mal porque posso ter comido glúten por contaminação cruzada e por aí vai. Sem drama, sem mimimi, é só a realidade, lutar todos os dias pra fazer tudo direitinho pro meu organismo se comportar direitinho. Quem sabe um dia essa opinião mude, mas até lá, amigos, eu torço pra que entendam que uma dieta tão restrita assim, PRECISA DE UM ACOMPANHAMENTO MÉDICO. 

Ter uma vida saudável é delicioso. Mas ter uma vida saudável-cheia de paranóia pode custar caro. 

Me desculpem pelo desabafo. 

Hoje são #1391diassemglúten! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário